Abaixo segue um pequeno relato da origem do nosso município de Rio Azul.

História de Rio Azul/PR

Os primeiros povoadores do território do atual município de Rio Azul, de origem e tradição portuguesa, foram Cláudio Amâncio de Oliveira, Domingos Soares de Ramos, Frederico Ferreira, Joaquim Correia Lopes, Joaquim Marinho e José Lourenço Cardoso, que ali chegaram por volta de 1885.

O trabalho de desbravamento do sertão e penetração das matas, foi realizado por aqueles pioneiros que fundaram, na região, um povoado cuja primitiva denominação foi Roxo Roiz.

Com a extensão dos trilhos da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande do Sul, até a localidade, em dezembro de 1902 foi inaugurada a Estação Ferroviária que recebeu a mesma denominação do povoado de Roxo Roiz.

A chegada da Estrada de Ferro proporcionou muitos benefícios à região: a agricultura, as indústrias extrativas da madeira e da erva-mate, e as atividades agrícolas e pastoris desenvolveram-se de maneira rápida e acentuada o que atraiu uma leva extraordinária de novos habitantes ao povoado.

Através do decreto nº 461, de 27 de novembro de 1907, foi criado um Distrito Policial, com a denominação de Cachoeira, com sede na estação de Roxo Roiz, no município de Irati.

Por volta de 1908, chegaram à localidade colonos de nacionalidade polonesa e ucraniana, os quais fundaram no território do distrito, a Colônia Rio Azul.

Em 1913, Roxo Roiz foi elevado à categoria de Distrito Judiciário, e, em 1918, passou a município.

Mais tarde, o nome do município foi mudado para Marumby e, em 1929, o topônimo sofreu alteração, recebendo a denominação de Rio Azul.

A Empresa no Município

Atualmente Rio Azul está com 97 anos, localiza-se na região Centro Sul do Paraná. Possui uma população de aproximadamente 15 mil habitantes, dos quais 5 mil residem da área urbana e os 10 mil restantes residem na área rural cuja atividade predominante do campo é a Fumicultura.

 Atualmente é a maior empresa da cidade e uma das maiores da região empregando 320 funcionários diretos e dezenas de pessoas estão indiretamente ligadas a empresa. Estamos há 30 anos no município de Rio Azul contribuindo para o crescimento econômico do município, seja de forma direta na contratação de mão de obra e pagamento dos respectivos salários e encargos sociais, ou de forma indireta, contribuindo no repasse Federal e Estadual para a Prefeitura de todo o imposto gerado pela empresa.

Temos orgulho dos funcionários que começaram a trabalhar na empresa desde sua fundação e até hoje continuam em seus postos de trabalho. Podemos citar vários casos onde mais de uma geração da mesma família trabalha na empresa. Ao contrário de muitas organizações, nós priorizamos e incentivamos a contratação de familiares para que cônjuges, pais e filhos trabalhem conosco incrementando a renda familiar e consequentemente melhorem a qualidade de vida.

Segue abaixo a localização de Rio Azul.