A Madeireira Rio Claro trabalha com o compromisso e respeito ao meio ambiente em todos os aspectos. As aquisições de Toras de Pinus, sua principal matéria-prima, é proveniente de fornecedores selecionados, que proporcionam a garantia de procedência e comprovação de que seus produtos estão em acordo com as legislações ambientais e fiscais vigentes. Além destes, temos fornecedores que são outros detentores da certificação FSC® que garante o manejo responsável das florestas.

A aquisição de matéria prima certificada possibilita que a Madeireira Rio Claro Ltda comercialize seu compensado com o selo FSC na modalidade de cadeia de custódia. A cadeia de custódia é um processo que garante a rastreabilidade da matéria prima desde a floresta certificada até o consumidor final, significando que a matéria prima  é proveniente de um manejo florestal socialmente benéfico, ambientalmente responsável e economicamente viável.

responsabilidade

Isso possibilita que nossos clientes com cadeia de custódia válida possam revender produtos certificados ou ainda, incorporar em novos produtos remanufaturados, que por sua vez também podem ser certificados.

Atendemos a legislação ambiental, nacional e internacional, o que nos caracteriza como uma empresa ecologicamente correta e tecnicamente preparada, testando suas Matérias Primas e Chapas de Compensado em laboratórios próprios.

Temos um cuidado especial com o meio ambiente ao redor do nosso parque fabril. Nossas Caldeiras são automatizadas permitindo controle absoluto do processo de queima de biomassa (cavaco de pinus), com emissões de gases e partículas inferior a 10% do máximo permitido pela legislação ambiental brasileira.

Todos os resíduos do processo industrial como serragem, poeira e cavacos são coletados por sistema de exaustão com filtro de mangas e direcionados para serem utilizados como Biomassa na geração de vapor em nossas caldeiras. Fazemos medições semestrais de emissões nos equipamentos cujo lançamento de partículas para o meio ambiente não chegam a 2% do limite permitido pela legislação ambiental vigente.

Reutilizamos todo o resíduo proveniente da produção das chapas de compensados e lâminas. A água utilizada para a lavagem das máquinas é reutilizada no processo produtivo. Os resíduos advindos da manutenção de máquinas ou outros processos auxiliares, quando não reutilizados, são destinados através de empresa legalmente habilitada para fazer a coleta e acondicionamento dos mesmos.

Buscamos preservar sempre o meio ambiente pois entendemos que somente com atitudes ambientalmente corretas deixaremos um mundo melhor para as futuras gerações.