O que são Chapas de Compensado Certificadas?

A Madeireira Rio Claro exporta seus produtos para diversos mercados mundiais, como Europa, EUA, Ásia, África, Oriente Médio, América Central e Mercosul. Para que os nossos produtos possam ser utilizados eles precisam ter características técnicas de qualidade e performance definidas pelas normas dos países importadores, por exemplo Estados Unidos – Norma PS 1-09, Europa – Normas CE. Este conjunto de normas chama-se Certificação.

Para a empresa receber a Certificação de seus produtos, é necessário a contratação de um órgão legalmente habilitado conforme legislação Internacional para tal finalidade. Após a empresa adequar-se as exigências impostas pela norma em questão é realizada a auditoria inicial que irá avaliar se a empresa cumpriu todos os requisitos da norma e somente então receberá a certificação. Uma vez certificada, a empresa periodicamente é auditada por este órgão que verifica se a norma está sendo cumprida quanto aos documentos de rastreabilidade do processo produtivo, controles internos e testes em laboratório próprio. Ao comprovar o cumprimento permanente da norma e a rastreabilidade dos produtos, a certificação é mantida.

Para atender as exigências das normas internacionais de qualidade, possuímos dois laboratórios próprios, sendo um deles utilizado na análise de insumos, controle do rastreamento da qualidade e análises contínuas de nossas chapas de compensado. O outro laboratório, climatizado com temperatura e umidade controlados, destina-se a execução de testes estruturais como cisalhamento, flexão, rigidez, permeabilidade entre outros. Nossas chapas utilizadas para forma de concreto também são testadas em ensaios de concretagem próprios.

A Madeireira Rio Claro Ltda possuí as seguintes certificações:

certificacoes01

CE 4 – EN 13986 – Norma Europeia – Uso não estrutural

Certificação da Comunidade Europeia de compensados cujos produtos abrangidos são destinados para utilização em construção civil de forma não estrutural. Estes produtos apresentam alta durabilidade de colagem, baixa emissão de formaldeídos e resistência a deterioração.

Ao cumprir integralmente as exigências da norma a empresa emite uma Autodeclaração atestando que seus produtos estão em conformidade com a referida norma e então pode comercializar com o carimbo CE 4.

CE 2+ – EN 13986 – Norma Europeia – Uso estrutural

Certificação Europeia de compensados cujos produtos abrangidos são destinados para utilização em construção civil como elementos estruturais para suporte de carga, como pisos paredes, forros e outros. Estes produtos apresentam resistência estrutural, alta durabilidade de colagem, baixa emissão de formaldeídos e resistência a deterioração.

O órgão certificador é a HBF – Engineering GMBH com sede em Leipzig na   Alemanha.

PS 1-09 – Norma Americana – Uso estrutural

Esta certificação abrange os produtos que são destinados para o EUA e Canadá, para uso industrial e na construção civil. As chapas de compensado com esta certificação apresentam resistência estrutural testada em laboratório, excelente durabilidade de colagem, além de lâminas com espessura padronizada, seleção de capas e reparos de superfície em conformidade com os requisitos impostos pela Norma americana PS 1-09. O órgão certificador é a Timber Products Inspection dos EUA.

FSC® – Forest Stewardship Council®

A Madeireira Rio Claro possui a Certificação FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal) na modalidade de cadeia de custódia. Esta certificação garante que seus produtos são produzidos a partir de matérias primas provenientes de um manejo florestal responsável, atendendo a critérios ambientais sociais e econômicos. Nossos produtos são certificados pelo FSC na modalidade de Cadeia de Custódia, onde adquirimos toras de pinus certificadas de nossos fornecedores transformando-as em compensado certificado para o nosso cliente final.